Fotografias do projecto "Na pele do Outro"

3 de janeiro de 2011

Direito da Família

O Direito da Família e das sucessões 

O DIREITO DA FAMÍLIA COMPREENDE DUAS DIVISÕES FUNDAMENTAIS: 

Direito matrimonial - referente ao casamento como contrato e como estado, compreendendo as relações pessoais e patrimoniais dos cônjuges
Direito da filiação - Também este incluindo uma face patrimonial e outra pessoal.

Além do Direito Civil da família, existe também um ...

Direito não civil da família o Direito constitucional, o Direito financeiro, o Direito tributário, o Direito da segurança social, etc., contêm normas, em quantidade crescente, que se referem à família.
O Direito das Sucessões, regula o fenómeno hereditário, um processo mais ou menos longo integrado por um conjunto de actos, através do qual os bens são transferidos do anterior titular para os seus sucessores.

Artigo 69.º
INFÂNCIA
1. As crianças têm direito à protecção da sociedade e do Estado, com vista ao seu desenvolvimento integral, especialmente contra todas as formas de abandono, de discriminação e de opressão e contra o exercício abusivo da autoridade na família e nas demais instituições.
2. O Estado assegura especial protecção às crianças órfãs, abandonadas ou por qualquer forma privadas de um ambiente familiar normal.
3. É proibido, nos termos da lei, o trabalho de menores em idade escolar.

http://sites.google.com/site/direitoapontamentos/temas-1/direito-familia




Este é o direito que iremos trabalhar ao realizar este projecto.

o que eu penso

A meu ver, este trabalho é muito interessante. Este pode-nos ajudar um dia mais tarde na realização de outras actividades no âmbito da animação sociocultural. Mas também nos ajuda a observar  como irá ser o nosso trabalho depois de concluir o curso.

tratamento da informação retirada da 1ª actividade realizada com o público-alvo

Contagem da actividade:“O que mais gosto de fazer?”
Total de meninos que realizaram a actividade: 20 alunos
Jogar à bola: 15
Pintar: 8
Brincar com amigos: 9
Ver Tv:15
Comer: 11
Música: 4
Brincar com bonecas: 6
Andar de bicicleta: 13

Gostou à 18
Gostou +/- à 2
Não gostou à 0

2 de janeiro de 2011

Primeira actividade realizada com o grupo-alvo

Nota: a actividade correu muito bem. O nosso interesse ao realizar esta actividade era saber o que os  meninos da sala 7 mais gostam de fazer.

Conograma do nosso projecto

Carta à Presidente da CAP


Exma Sra.
Presidente da CAP,
Somos um grupo de alunas do 12º ano do curso profissional de Animador Sociocultural e vimos por este meio solicitar autorização para fotocopiar 70 cópias para a realização de inquéritos, fichas para as crianças e autorizações necessárias para a realização de um projecto de animação que vamos dinamizar no Centro Escolar de Alenquer no âmbito das disciplinas: de Animação Sociocultural leccionada pela professora Paula Pina e da disciplina de Área de Estudo da Comunidade leccionada pela professora Margarida Ramalho.
Com os melhores cumprimentos,
Cátia Leal
Joana Borges
Patrícia Lopes

Nota: com a realização desta carta conseguimos a autorização para as cópias que precisamos para a realização do projecto. 

Pedido de Autorização aos E.E.


 
 
Assunto: Pedido de Autorização

Exmo. Encarregado de Educação,
Somos um grupo de alunos do Curso Profissional de Animador Sociocultural do Agrupamento de Escolas Damião de Goes do 12º ano e queremos realizar um projecto “Somos diferentes mas não nos importamos” na sala onde o seu educando se encontra. Temos como Director de Curso o professor Mário Machado e como docentes das disciplinas: a professora Paula Pina e a professora Margarida Ramalho. Vimos por este meio pedir-lhe autorização para fotografar/filmar o seu educando no decorrer do projecto para que essas imagens possam complementar o nosso trabalho.
Agradecemos a sua resposta o mais breve possível,
Com os melhores cumprimentos
Cátia Leal
Joana Borges
Patrícia Lopes

_____________________________________________________________________________
Eu, __________________________ Encarregado de Educação do aluno __________________ ________________ autorizo/ não autorizo (riscar o que não interessa) que o meu educando seja fotografado/filmado no decorrer deste projecto.
Data:
Assinatura:




nota: este pedido foi realizado para que pudéssemos saber se os pais autorizavam que os seus filhos fossem fotografados.

Inquérito aos Encarregados de Educação

Realizamos o inquérito para os E.E. pois a nosso ver ainda existia algumas dúvidas para a realização da caracterização do público-alvo.

Guião da entrevista à coordenadora do Centro Escolar

Coordenadora do pré-escolar:
  • Quando foi fundada a instituição?
  • Porquê neste espaço?
  • O que mudaram nas instalações desde a abertura?
  • Quais as parcerias da escola?
  • Quantos empregados (auxiliares, professores, direcção, etc) existem na instituição?
  • Projectos a decorrer e aqueles que estão previstos?
  • Algum projecto que foi planeado e não foi realizado? Porquê?
  • É possível ir fazendo o registo fotográfico/ filmar?
  • É necessário fazer um pedido de autorização para os pais?
  • Existe alguma necessidade na instituição onde possamos tentar intervir?
  •  Porque decidiram construir o centro escolar?
  • Qual a importância deste centro no concelho de Alenquer?
  • Quantas turmas dos 5 aos 6 anos existem? Com qual delas podemos trabalhar?
  • Qual a educadora a que nos devemos dirigir?
  • Horário de funcionamento
  • Será que possui algum suporte com a caracterização das crianças da sala?
  • Que recursos existem e quais podemos utilizar?
  • Para a observação da actividade podemos ter a turma presente

Educadora da sala

  • Como são as crianças em geral?
  • Qual o comportamento das crianças perante actividades propostas?
  • Existe alguma hora melhor para fazer actividades com as crianças?
  • Existe alguma criança com dificuldades?
  • Existem diferentes culturas na turma?
  • Será que possui algum suporte com a caracterização das crianças da sala?
-Tipos de família
-Nacionalidades
-Rendimentos
-Problemas de saúde
-Deficiências
-Interesses
-Quantos meninos/meninas
-Profissões dos pais
  • Marcação da data da actividade a implementar
  • Qual o projecto de sala de aula neste momento?
  • Que actividades já realizou neste tema?