Fotografias do projecto "Na pele do Outro"

29 de outubro de 2010

Reflexão da semana de 25 a 29 de Outubro

Para mim esta semana foi muito calma! O meu grupo funcionou bem e realizamos todas a tarefas a serem executadas esta semana.
O que fiz: realizei com o meu grupo as correcções da planificação e da sinopse, atribuímos uma cor a cada diferença e as tarefas para essas mesmas diferenças, realizamos o esboço do sitio onde irá ser realizada a actividade e por fim fui fazendo actualizações no meu portefólio digital.
O que aprendi: penso que esta semana ajudou-me a compreender como posso realizar uma sinopse pois nunca tinha realizado nenhuma e também consegui melhorar na construção de uma planificação, onde ainda tinha algumas dificuldades.
Dificuldades: por mais planificações que já tinha realizado ainda restavam algumas dúvidas nas realizações das mesmas. Esta dificuldade foi ultrapassada com sucesso com a ajuda da professora ao retirar-me as dúvidas e também pela ajuda do grupo em conseguirmos trabalhar bem e por nos ajudarmos uns aos outros.

27 de outubro de 2010

Planificação do trabalho de grupo

Sinopse


“Na Pele do Outro”

No âmbito da disciplina de Área de Estudo da Comunidade, iremos realizar o projecto “ Na pele do outro”.
Temos como objectivo sensibilizar a comunidade escolar para as dificuldades que pessoas ditas “diferentes” sentem no dia-a-dia e fazer com que a população “sinta na pele” essas mesmas dificuldades;
O projecto consiste na realização de um circuito com alguns exemplos de dificuldades encontradas por essas pessoas na nossa sociedade nomeadamente: invisuais, daltónicos, paraplégicos, anões, entre outros.
Este projecto irá ser executado no recinto da Escola Secundária Damião de Goes, no dia 5 de Novembro de 2010, das 12:30 às 15h, por cinco alunos da turma do 12º ano do curso profissional de animador sociocultural.


Grupo: Cátia Leal, Ivo Cristóvão, Patrícia Arsénio, Patrícia Lopes Dias e Raquel Pereira.


26 de outubro de 2010

Reflexão das acividades que realizamos na semana de 18 a 22 de Outubro

Na sala de aula:
As actividades foram interessantes. Para mim, não devemos julgar os outros pela aparência, pelas suas dificuldades ou seja lá pelo que for, porque somos todos diferentes e todos iguais ao mesmo tempo! Ao realizar as dinâmicas na aula senti que tinha dificuldade na orientação pela sala, dificuldade na compreensão, tinha falta de segurança, dificuldades em conseguir-mos expressar por gestos, dificuldade em localizar-me quando estava de olhos fechados, senti revolta por não me conseguir expressar-me como queria utilizando os gestos e uma certa dependência de outros para realizar algumas tarefas, como por exemplo segurar na folha para eu conseguir escrever o meu nome sem a utilização dos membros superiores. 

Com a turma do 11º ano:
Actividade que a turma de asc do 11º ano realizou para nós foi muito interessante, nunca pensei que iria ser sobre a diferença e a meu ver foi um objectivo superado. Todas as diferenças que eles trataram são de uma enorme revolta para mim, pois penso que é a sociedade que faz com que exista estas diferenças e que faça com que as pessoas que não andam, que não vêem ou que simplesmente não falam se sintam distantes de todas as outras pessoas ditas normais. Espero que isto mude na nossa sociedade e que consigamos ser todos normais ao olho de cada um!

Reflexão da semana de 18 a 22 de Outubro

A meu ver, esta semana fizemos a introdução a um dos módulos mais importantes! Este módulo tem como título: Representação social da diferença e intervenção sociocultural, como o nome nos diz, iremos retratar o que é ser diferente, o que é ser normal, algumas questões étnicas e culturais, a importância multiculturalidade e interculturalidade, entre outros subtemas. Formámos grupos para a realização de pequenos projectos com vista a sensibilizar a população que nos rodeia. O meu grupo é formado por: mim, Ivo, Patrícia arsénio, Raquel e Patrícia Lopes e chegamos à conclusão que vamos trabalhar na escola, queremos dar a perceber à população escolar alguns dos problemas que existem no dia-a-dia de muitas pessoas que por vezes a população nem imagina que existem.
Esta semana foi calma, realizei algumas actividades com a turma de modo a percebermos algumas das dificuldades: visuais, auditivas e motoras. Também realizei a planificação de grupo com os meus colegas e definimos tarefas para que o trabalho seja realizado por todos os elementos do grupo e que haja interacção entre nós.