Fotografias do projecto "Na pele do Outro"

2 de outubro de 2010

Reflexão da semana de 27 de Setembro a 2 de Outubro

O que fiz: fiz algumas pesquisas sobre as formas de trabalho, algumas dicas para abordar o tema do Fordismo, o que é o Desemprego, tipos de desemprego, Causas e consequências do desemprego e as medidas de combate ao desemprego.
O que aprendi: para mim foi muito importante abordar todos estes temas pois são muito importantes para nós animadores, mas também para toda a sociedade. É algo do nosso quotidiano.
As dificuldades: encontrei algumas dificuldades na compreensão de  alguns texto que retirei da Internet acerca do tema: o desemprego e as suas causas e consequências. mas ultrapassei estas mesmas dificuldades ao falar com a professora da disciplina, com os meus colegas e lendo os apontamentos que adquiri ao longo das aulas.

1 de outubro de 2010

Medidas de Combate ao Desemprego

Algumas das medidas para combater o desemprego: 
  1. Lançamento de um plano de estímulo orçamental virado para a criação de emprego, 
  2. Baixa de impostos e das taxas de segurança social para os salários mais baixos e para os trabalhadores mais jovens, 
  3. Aumentar a idade de escolaridade obrigatória, 
  4. Criação de incentivos financeiros à continuação dos estudos durante as idades de 18 a 24 anos, 
  5. Aumento dos lugares disponíveis nos níveis superiores de ensino, 
  6. Aumento das acções de formação para a profissão de professor,
  7. Criar directamente empregos através da construção de infraestruturas. 
Retirado em:  29 de Setembro de 2010
http://e.conomia.info/artigos/867/sete-propostas-para-combater-o-desemprego-em-tempo-de-crise

Causas e Consequências do Desemprego

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiq0e8VJmZQzR7aSf40tQxQWiiSLU2vKINCnrw0V5og2RMcg6hQvglsnwBI7MuUoPJjf5BFQyTFTQ7t7oYN_oQbvCj93TtgwHsNypGPBa5-MIY8GZa8j9JeRCX562EE7Ai93S46unkJNCY/s1600/desemprego.jpgAlgumas das causas: o desenvolvimento tecnológico, a globalização, os serviços, a desindustrialização (o fecho da industria) , o excesso de concentração da renda, os modernos métodos de gestão.

As consequências: um encargo para a sociedade, provoca a subida dos preços, surgimento de um mercado negro de trabalho. 

Retirado de: 30 de Setembro de 2010
Graça, M. Luísa e, Pinto, Pedro L., Economia, 10º Ano, Edições ASA, 2003, 1ª Edição, pág. 79 à 85

Filmes sobre o Desemprego

Desemprego

O tema do vídeo é sobre a qualidade de vida do desempregado.
Algumas pesquisas indicam que o desemprego informal retira mais pobreza do que o desemprego formal. a maioria das pessoas encontram-se no desemprego devido à idade, estatuto social pois são o maior obstáculo para a obtenção de emprego.

O Desemprego


O desemprego ocorre quando uma pessoa está actualmente sem trabalho mas disponível e disposta a trabalhar. A prevalência de desemprego geralmente é medida, utilizando a taxa de desemprego, que é definida como a percentagem de pessoas na força de trabalho que estão desempregados. A taxa de desemprego também é utilizada em estudos económicos e índices económicos.

A economia keynesiana destaca o desemprego resultante da procura efectiva insuficiente de bens e serviços na economia (desemprego cíclico). Outros apontam para problemas estruturais e com falta de eficiência correspondente ao mercado de trabalho, desemprego estrutural envolve os desequilíbrios entre a oferta e a procura de trabalhadores com o conjunto de habilidades necessárias, às vezes induzida por tecnologias revolucionárias ou globalização.

A economia clássica visa a rejeitar estas explicações, e concentra-se mais na rigidez imposta no mercado de trabalho a partir do exterior, como a sindicalização, as leis de salário mínimo, taxas e outros regulamentos que podem alterar a contratação de trabalhadores (desemprego clássico).

A economia comportamental destaca fenómenos tais como exclusão social e salários baixos que pode levar ao desemprego. 


(retirei as ideias sobre o tema de um trabalho realizado no ano anterior)

Definição de Desemprego

Situação decorrente da inexistência total e involuntária de emprego do beneficiário com capacidade e disponibilidade para o trabalho, inscrito para emprego no centro de emprego.
O requisito de inexistência total de emprego considera-se ainda preenchido nas situações em que, cumulativamente com o trabalho por conta de outrem, cujo contrato de trabalho cessou, o beneficiário exerce uma actividade independente cujos rendimentos não ultrapassem mensalmente 50% da
retribuição mínima mensal garantida.

Retirado em: 8 de Outubro de 2010
http://www.cantinhodoemprego.com/index.php/emprego/desemprego/530-proteccao-no-desemprego-conceitos.html

30 de setembro de 2010

filme sobre o tema : Taylorismo e Fordismo

Taylorismo e Fordismo



Retirei este vídeo do youtube pois irá ajudar-nos na compreensão das pesquisas que introduzi anteriormente acerca do mesmo tema.

Fordismo

Na segunda teoria construída, conhecida como fordismo, acelera o conceito de uma única produção de forma a intensificar as possibilidades de economia de escala no processo de montagem e assim obter-se preços mais baixos. Henry Ford (carros da Ford), com o seu tradicional exemplo do Ford T, ao se auxiliar da moderna tecnologia electromecânica, ele desenvolve peças de alta precisão que elimina a necessidade de ajustamento e, consequentemente do próprio mecânico ajustador. Sem a necessidade de ajuste, a montagem pode ser taylorizada, levando a que os mecânicos semi-qualificados se especializassem na montagem de pequenas partes (esteira rolante).
Ele adoptou três princípios básicos:
1) Princípio de Intensificação: Diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.
2) Princípio de Economia: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do material da matéria-prima em transformação.
3) Princípio de Produtividade: Aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção.

Taylorismo

               No contexto de se aumentar a produtividade do trabalho, surge o método de administração científica de Frederick W. Taylor (Taylorismo): para ele o grande problema das técnicas administrativas existentes consistia no desconhecimento, pela gerência, bem como pelos trabalhadores, dos métodos óptimos de trabalho.
               Com este acontecimento ocorreu uma diminuição do tempo ocioso, a busca dos métodos óptimos, seria afectada pela gerência, através de experimentações sistemáticas de tempos e movimentos, uma vez descobertos, os métodos seriam repassados aos trabalhadores que transformavam-se em executores de tarefas pré-definidas.

Dicas para abordar o tema do Fordismo


Enquanto estive a pesquisar na Internet, encontrei uma dica, e aqui fica:
Um filme interessante que aborda o fordismo é “Tempos Modernos”, produzido e estrelado por Charles Chaplin. O filme faz uma crítica ao sistema de produção em série, além de mostrar a combalida economia norte-americana após a crise económica de 1929.

29 de setembro de 2010

Tipos de Desemprego

Tipos de desemprego:
  • desemprego estrutural
  • desemprego tecnológico
  • desemprego de longa duração
  • desemprego cíclico
  • desemprego temporário
O desemprego estrutural está ligado às capacidades intrínsecas da sua economia. Esta é o excesso de mão-de-obra empregada na agricultura, levando à acumulação de desemprego.

O desemprego tecnológico resulta da substituição do Homem pela máquina.
O desemprego de longa duração consiste nas pessoas que estão no desemprego à um ano ou mais.
O desemprego cíclico resultou de uma crise e que afecta a actividade económica.
O desemprego temporário está relacionado com uma mudança estrutural (mudança de longo prazo) assim é necessário tempo para que os agentes económicos estabeleçam com as novas estruturas económicas.

Retirado em:  29 de Setembro de 2010
(retirei alguma informação das folhas fornecidas pela professora e da internet
C:\Users\xpto\AppData\Local\Temp\pro2208_aula_21.pdf)

Formas de trabalho


Nas sociedades primitivas havia a divisão do trabalho que se baseava na idade e no sexo: os homens dedicavam-se à caça e à pesca, enquanto as mulheres à colheita de frutos e vegetais e ao trabalho caseiro.
No período da recolha o homem limitava-se à utilização dos recursos naturais, com a descoberta de instrumentos de captura e de utensílios, o homem começou a colher, a semear e a caçar facilmente. Este fez com que surgisse a primeira grande divisão do trabalho, em que os pastores à criação de animais enquanto os agricultores dedicavam-se cultivação.
Com isto começou a existir mais alimentos o que levou à revolução neolítica, criando assim a segunda grande divisão do trabalho onde alguma população dedicou-se à produção de bens alimentares e de novos instrumentos de trabalho, enquanto que outra parte da população dedicou-se à produção de utensílios, ferramentas de madeira, metal e cerâmica (dividiram-se os agricultores e pastores para um lado e artesão para outro).
Com a divisão social do trabalho, surgiu uma nova classe que se dedicavam ao comércio e com isso nasceu uma nova divisão do trabalho constituída por agricultores, pastores, comerciantes e artesãos.
A meu ver a animação sempre existiu e ela acompanha-nos a todos desde que nascemos até que morremos. A Animação como método interventivo começou na década de 60, surgindo assim em Portugal após o 25 de Abril de 1974, esta apareceu em todo o mundo em meados das décadas de 70 e 80, esta foi criada no âmbito das dimensões culturais, sociais e educativas, como forma de preservar e recuperar o património cultural, reinserir as pessoas nas suas comunidades.


(http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:RaMHUiPl44wJ:prof.santana-e-silva.pt/EGI_grh/trabalhos_07_/PPT/Formas%2520de%2520Trabalho%2520e%2520seu%2520Enquadramento.pdf+Formas+de+trabalho&hl=pt-PT&gl=pt&pid=bl&srcid=ADGEESjKyXLSWG0FsgRkhMzQDs0SJ5fmjQYC15nyP1R72bgfAWDwRu773Wl7y6w_hFSek6ll-40AQDgjPEqZUHYVuHBK7RYy0JEqKWZtPksowajKKyoG_8q_-9hvTg-n84BqFhnJHImW&sig=AHIEtbQ-R2fw_9VBoJaET5vqhBTMhVga1w)