Fotografias do projecto "Na pele do Outro"

11 de fevereiro de 2011

Logotipo realizado pelo meu grupo

Este foi o logótipo que o meu grupo criou para a escolha do logótipo final do nosso projecto.

Jogos a implementar em alguns postos de controlo no Jogo de Pista: Alenpapper

 “Jogo das Latas”
MATERIAL: 15 Latas, 3 bolas de ténis
TEMPO: 10 minutos
DESCRIÇÃO: É criada pelos organizadores uma pirâmide de latas, onde a equipa em fila a uma distância determinada terá de atirar a vez uma bola contra essas mesmas latas, afim de derrubar o maior número possível de latas.
 
 “Quem conta um conto acrescenta um ponto”
MATERIAL: Uma folha branca por cada equipa, material de escrita (esferográfica) e a lista de palavras.
TEMPO: 10 minutos
LISTA DE PALAVRAS: dia, diversão, jogo, almoço, equipa, animação, Alenquer, caminhada, aventura e momentos.
DESCRIÇÃO: A equipa terá de construir um pequeno texto criativo utilizando como palavras-chave as palavras que lhes foram fornecidas.

“Vestir e Despir”
MATERIAL: Fatos e acessórios dos bombeiros e cronómetro.
TEMPO: Menor tempo possível
DESCRIÇÃO: Duas pessoas da equipa terão de vestir o fato e os acessórios dos bombeiros no menor tempo possível.

“Polícia e Ladrão”
MATERIAL: Jogo de cartas
TEMPO: 5 minutos no máximo
DESCRIÇÃO: São distribuídas 5 cartas onde duas delas representam um polícia e um ladrão sendo as restantes as vitimas. O polícia tem como objectivo descobrir quem é o ladrão, em contra partida o ladrão terá de matar as vítimas com um simples piscar de olhos discreto. O jogo termina quando o ladrão matar todas as vítimas ou o polícia descobrir o ladrão.

Conograma das nossas tarefas

Este foi o cronograma realizado pelo meu grupo  para a uma fácil observação do dia e tarefa que tínhamos para desempenhar.

A avaliação

A avaliação deve estar prevista e integrada no projecto inicial.  Os seus métodos serão estabelecidos de acordo com o tipo de avaliação e de indicadores disponíveis. É obrigatório avaliar, não só o produto, mas também o caminho percorrido (avaliação contínua), sublinhando os seus aspectos positivos e não esquecendo os negativos.  A avaliação do produto final tem um carácter global (processo + produto) que poderá revestir-se de diferentes formas: questionários; diálogo aberto; fichas; relatórios.
A elaboração do relatório é um bom método para, de um modo claro, objectivo e sucinto, poder descrever a situação à partida, o processo, os reajustamentos pontuais e a situação à chegada. O trabalho projecto desenvolve-se nas seguintes fases:

1. Escolha do tema
2. Definição pormenorizada dos aspectos do tema que se quer trabalhar
3. Planeamento do trabalho
4. Recolha de documentos, investigação, tomada de notas
5. Elaboração do ponto da situação
6. Preparação da apresentação do trabalho à turma
7. Apresentação do trabalho e participação na apresentação dos trabalhos dos outros grupos
8. Realização do balanço



Retirado no dia: 6 de Fevereiro de 2011
http://aulaportugues.no.sapo.pt/trabalhoprojecto.htm

O que é um trabalho projecto?

O Trabalho de Projecto é, fundamentalmente, uma estratégia que implica um método de acção participado, solidário, tendo em vista objectivos realizáveis e estabelecidos de comum acordo.
Procura-se, através dele, encontrar respostas para determinados problemas.
Investigar e propor soluções pressupõe a alteração de situações previamente identificadas, isto é, uma análise-diagnóstico do estado real das coisas, com o desejo/projecto de mudar qualitativamente pelo menos alguns aspectos do status quo, percorrendo várias etapas.
A metodologia de projecto assenta numa ordem lógica de procedimentos e operações que se interligam.
"Transformar um problema em projecto e concretiza-lo é, em última análise, o objectivo da pedagogia de projecto (..), entendendo-se por 'problema' a 'diferença entre uma situação existente e uma outra que é desejada"'
Daí decorre que os 'problemas' possam ser de vária ordem: cognitivos, efectivos, sociais, institucionais, etc.
A metodologia de projecto, enquanto método de planeamento é, a um tempo, uma forma de saber o que pretendemos, de mobilizar e identificar os recursos disponíveis e de circunscrever as fronteiras do campo de acção sobre o qual nos propomos actuar.

Retirado no dia: 6 de Fevereiro de 2011
http://aulaportugues.no.sapo.pt/trabalhoprojecto.htm

Estrutura de um projecto - trabalho escrito

 A apresentação de um projecto denomina-se por um discrição breve e de uma forma abreviada o que iremos realizar num projecto, ou seja, o seu titulo, o que se quer realizar, os dinamizadores, a instituição e o seu público-alvo.

A descrição e fundamentação do projecto consiste na realização de uma descrição do que se pretende realizar e de seguida a sua fundamentação (qual a causa da realização do mesmo).

Os Objectivos do projecto corresponde à explicação do que se quer fazer (para que se faz?) estes objectivos podem ser divididos em dois pontos: gerais e específicos. Os gerais são o objectivo central do projecto onde se responde à pergunta porquê é que quero fazer este projecto; enquanto os objectivos específicos são os passos que se têm de realizar para a concretização do objectivo geral, e neste responde-se à pergunta: como vou fazer o projecto?.

A Caracterização do público-alvo serve para identificar e caracterizar com rigor os destinatários do projecto, esta caracterização é feita por três níveis: a nível demográfico, a nível socioeconómico e a nível psicomotor.
As metodologias são a descrição completa e ao pormenor do que irá ser executado num determinado projecto. Nesta, deve-se especificar os instrumentos metodológicos que se irão utilizar em cada actividade.

O Calendário das actividades, corresponde a um cronograma que pode ser feito por meses, semanas ou dias onde  se faz a calendarização de todas as tarefas que irão ser executadas para o projecto em causa.

Planificação das actividades, está é realizada para se observar como se faz o projecto e nesta terão se ser respondidos vários parâmetros: Dia/local/hora, área de intervenção, população, objectivos gerais e específicos, recursos (humanos, materiais e financeiros), actividades, metodologias e avaliação.

A previsão de recursos e de orçamentos, aqui irá colocar-se a lista ou quadro de todos os materiais que terão de ser utilizados para concretização do projecto. neste ponto terão de estar mencionados três pontos: os recursos e orçamentos humanos,materiais e financeiros.
Por último, a avaliação onde deverá ter todos os instrumentos de avaliação (inquéritos por questionário, grelha de observação, ou outros) necessários para a realização da avaliação do projecto.


nota: estes apontamentos foram feitos por mim pois já sei mais ou menos o que é pretendido num trabalho escrito.

Grupos de trabalho e as suas tarefas

Grupo 1 - Patrícia Alexandra, Diogo Carvalho e Fábio Rucha

Actividades a realizar:

  • Organização (verificar se as actividade estão a decorrer conforme o planificado);
  • Elaboração do Regulamento do jogo de Pista (para esta actividade cada aluno deverá elaborar o seu regulamento e de seguida partilhar as suas ideias com os restantes elementos de modo a construírem o regulamento);
  • Elaboração do Programa de Animação que terá lugar no período da tarde (para esta actividade devem fazer um levantamento das actividades de animação propostas pelas 3 turmas do Curso e a partir daí elaborar o respectivo programa de animação).

Grupo 2 - Débora, Helena e Fábio Cruz

Actividades a realizar:
  • Pedido de patrocínios (devem começar por fazer um levantamento do que necessitam e eventuais patrocinadores. Posteriormente devem efectuar os respectivos contactos);
  • Organização do Pic-nic (verificar o local, mesas, cadeiras, bebidas, ...).

Grupo 3 - Joana, Cátia e Patrícia Lopes (Meu grupo)

Actividades a realizar:
  • Traçar o percurso do jogo de pista (percurso difícil) (só devem fazer metade do percurso para o que deverão, em conjunto com o grupo 4, definir a parte correspondente a cada grupo);
  • Elaborar as respectivas pistas referentes ao respectivo percurso;
  • Identificar os postos de controlo (devem indicar ao grupo 6 os postos de controle e quantas pessoas são necessárias em cada um).

Grupo 4 - Ana, Tiago e Mónica

Actividades a realizar:
  • Traçar o percurso do jogo de pista (percurso difícil) (só devem fazer metade do percurso para o que deverão, em conjunto com o grupo 3, definir a parte correspondente a cada grupo);
  • Elaborar as respectivas pistas referentes ao respectivo percurso;
  • Identificar os postos de controlo (devem indicar ao grupo 6 os postos de controle e quantas pessoas são necessárias em cada um).

Grupo 5 - Raquel, Patrícia Arsénio e Sara

Actividades a realizar:
  • Traçar o percurso do jogo de pista (percurso fácil);
  • Elaborar as respectivas pistas referentes ao respectivo percurso;
  • Identificar os postos de controlo (devem indicar ao grupo 6 os postos de controle e quantas pessoas são necessárias em cada um).

Grupo 6 - Ivo, Nádia e Lúcio

Actividades a realizar:
  • Divulgação (devem elaborar um cartaz de divulgação da actividade. Não esquecer os patrocinadores);
  • Convites (devem elaborar os convites formais para os colegas das turmas de ASC e para professores e funcionários. Devem organizar uma pré-inscrição de forma a formarem equipas para cada um dos percursos);
  • Organização de equipas (mediante as pré-inscrições devem formar equipas para cada um dos percursos. O ideal é as famílias não serem separadas, pelo que no boletim de inscrição a família deve decidir qual o percurso que pretende efectuar.

Grupo 7 - Fátima, Diogo Lourenço e Eromárcia

Actividades a realizar:
 
  • Brindes de oferta (devem realizar um brinde para cada participante. Podem optar por brindes masculinos/femininos ou o mesmo brinde para todos); 
  • Certificados de participação (devem realizar um certificado de participação para cada aluno presente na actividade).

As etápas de um trabalho projecto

Um projecto visa conhecer um problema ou uma situação. A escolha e a realização do trabalho desenvolvem-se em grupo, implicando uma prévia negociação entre os seus membros. Assim, o projecto deve corresponder às necessidades e interesses do grupo, não podendo ser imposto, porque implica a adesão e participação activa, motivada e interessada de todos.

Seis etapas ou fases do desenvolvimento de um projecto:
 
1 – Identificação da situação-problema


Esta fase corresponde à escolha da situação-problema que constituirá o projecto a desenvolver pelo grupo de trabalho. Depois de identificado o campo de problemas escolhe-se e formula-se o problema a investigar. Esta escolha tem de ser fundamentada, isto é, deve ser explicitada a razão ou razões da escolha.


2 – Formulação de problemas parcelares


A situação-problema deve ser descrita, enquadrada, caracterizada, o que permitirá o seu desdobramento em problemas parcelares.


3 – Esboço de planificação de trabalho


Nesta fase procede-se ao levantamento dos recursos (meios de resolução do problema) e limitações condicionantes do desenvolvimento do trabalho. São definidas as tarefas a levar a cabo pelos diferentes elementos do grupo, a escolha dos métodos e técnicas de pesquisa e a respectiva calendarização. Este esboço de planificação está sujeito a várias reformulações.


4 – Investigação e produção


O contacto com o meio através do trabalho de campo é o momento privilegiado da recolha de dados que depois terão de ser tratados. É a partir dos dados recolhidos e trabalhados, da integração dos conhecimentos relacionados com a realidade estudada, que se concretiza o produto ou os produtos. Estes reflectem a articulação entre a teoria e a prática, entre o saber e o saber-fazer.


5 – Apresentação dos trabalhos


Os produtos finais são apresentados à comunidade podendo assumir formas diversas: relatórios, filmes, exposições, dramatizações, objectos, maquetes, etc.


6 – Avaliação


A avaliação é feita ao longo do desenvolvimento do projecto. A avaliação contínua – auto e hetero-avaliação – permite reformular estratégias e reflectir sobre a dinâmica do grupo de trabalho.

A avaliação do produto final é uma avaliação global – do processo e do produto.


Retirado no dia: 6 de Fevereiro de 2011
http://www.cienciahoje.pt/35123

A importância da planificação

É importante a planificação? Para que serve?

1. Uma boa planificação traduz-se um bom projecto.
2. A falta de um analise adequado dos objectivos, os grupos e os factores externos determina o êxito o o fracasso do projecto. 
3. É imprescindível a planificação para poder conhecer o grupo de interesse e a sua necessidade.

Por tanto a planificação é um processo que:

1. Identifica e delimita o problema social que da origem a  acção.
2. Analisa com profundidade os factores que produzem esse problema social.
3. Identifica os actores que estão vinculados ao problema.
4. Identifica uma imagem desejada que se quer alcançar com as acções.
5. Identifica os aspectos do problema social que devem ser modificados prioritariamente com as acções.
6. Desenha e identifica as acções que apontem efectivamente a transformação de aspectos específicos do problema.
7. Para isso elabora objectivos, acções, tarefas e recursos que são necessários para transformar a problemática social identificada e analisada.
Retirado no dia: 6 de Fevereiro de 2011
http://www.escueladefeminismo.org/spip.php?article310

Introdução ao M8: Projecto comunitário II

Este módulo consiste na realização de um projecto, e o local escolhido para o executar irá ser na Vila de Alenquer, e tem o nome de Alenpapper.
A turma foi dividida em vários grupos no qual o meu grupo( Patrícia Lopes e Joana Borges) estamos responsáveis por fazer a primeira parte das pistas para o percurso difícil, e escolher os jogos a desenvolver em algumas etapas, os locais de posto de controlo.