Um projecto visa conhecer um problema ou uma situação. A escolha e a realização do trabalho desenvolvem-se em grupo, implicando uma prévia negociação entre os seus membros. Assim, o projecto deve corresponder às necessidades e interesses do grupo, não podendo ser imposto, porque implica a adesão e participação activa, motivada e interessada de todos.
Seis etapas ou fases do desenvolvimento de um projecto:
Seis etapas ou fases do desenvolvimento de um projecto:
1 – Identificação da situação-problema
Esta fase corresponde à escolha da situação-problema que constituirá o projecto a desenvolver pelo grupo de trabalho. Depois de identificado o campo de problemas escolhe-se e formula-se o problema a investigar. Esta escolha tem de ser fundamentada, isto é, deve ser explicitada a razão ou razões da escolha.
2 – Formulação de problemas parcelares
A situação-problema deve ser descrita, enquadrada, caracterizada, o que permitirá o seu desdobramento em problemas parcelares.
3 – Esboço de planificação de trabalho
Nesta fase procede-se ao levantamento dos recursos (meios de resolução do problema) e limitações condicionantes do desenvolvimento do trabalho. São definidas as tarefas a levar a cabo pelos diferentes elementos do grupo, a escolha dos métodos e técnicas de pesquisa e a respectiva calendarização. Este esboço de planificação está sujeito a várias reformulações.
4 – Investigação e produção
O contacto com o meio através do trabalho de campo é o momento privilegiado da recolha de dados que depois terão de ser tratados. É a partir dos dados recolhidos e trabalhados, da integração dos conhecimentos relacionados com a realidade estudada, que se concretiza o produto ou os produtos. Estes reflectem a articulação entre a teoria e a prática, entre o saber e o saber-fazer.
5 – Apresentação dos trabalhos
Os produtos finais são apresentados à comunidade podendo assumir formas diversas: relatórios, filmes, exposições, dramatizações, objectos, maquetes, etc.
6 – Avaliação
A avaliação é feita ao longo do desenvolvimento do projecto. A avaliação contínua – auto e hetero-avaliação – permite reformular estratégias e reflectir sobre a dinâmica do grupo de trabalho.
A avaliação do produto final é uma avaliação global – do processo e do produto.
Retirado no dia: 6 de Fevereiro de 2011
http://www.cienciahoje.pt/35123
Seria interessante ter adaptado cada uma destas etapas ao projecto em concreto que está a trabalhar!
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