Fotografias do projecto "Na pele do Outro"

11 de fevereiro de 2011

Estrutura de um projecto - trabalho escrito

 A apresentação de um projecto denomina-se por um discrição breve e de uma forma abreviada o que iremos realizar num projecto, ou seja, o seu titulo, o que se quer realizar, os dinamizadores, a instituição e o seu público-alvo.

A descrição e fundamentação do projecto consiste na realização de uma descrição do que se pretende realizar e de seguida a sua fundamentação (qual a causa da realização do mesmo).

Os Objectivos do projecto corresponde à explicação do que se quer fazer (para que se faz?) estes objectivos podem ser divididos em dois pontos: gerais e específicos. Os gerais são o objectivo central do projecto onde se responde à pergunta porquê é que quero fazer este projecto; enquanto os objectivos específicos são os passos que se têm de realizar para a concretização do objectivo geral, e neste responde-se à pergunta: como vou fazer o projecto?.

A Caracterização do público-alvo serve para identificar e caracterizar com rigor os destinatários do projecto, esta caracterização é feita por três níveis: a nível demográfico, a nível socioeconómico e a nível psicomotor.
As metodologias são a descrição completa e ao pormenor do que irá ser executado num determinado projecto. Nesta, deve-se especificar os instrumentos metodológicos que se irão utilizar em cada actividade.

O Calendário das actividades, corresponde a um cronograma que pode ser feito por meses, semanas ou dias onde  se faz a calendarização de todas as tarefas que irão ser executadas para o projecto em causa.

Planificação das actividades, está é realizada para se observar como se faz o projecto e nesta terão se ser respondidos vários parâmetros: Dia/local/hora, área de intervenção, população, objectivos gerais e específicos, recursos (humanos, materiais e financeiros), actividades, metodologias e avaliação.

A previsão de recursos e de orçamentos, aqui irá colocar-se a lista ou quadro de todos os materiais que terão de ser utilizados para concretização do projecto. neste ponto terão de estar mencionados três pontos: os recursos e orçamentos humanos,materiais e financeiros.
Por último, a avaliação onde deverá ter todos os instrumentos de avaliação (inquéritos por questionário, grelha de observação, ou outros) necessários para a realização da avaliação do projecto.


nota: estes apontamentos foram feitos por mim pois já sei mais ou menos o que é pretendido num trabalho escrito.

Sem comentários:

Enviar um comentário