Fotografias do projecto "Na pele do Outro"

29 de dezembro de 2010

conceito de Direitos Humanos

Conceito: 
Ao conjunto de condições e de possibilidades adquiridos no processo histórico de civilização 
da humanidade, associados à capacidade natural de cada pessoa em se organizar
socialmente, dá-se o nome de DIREITOS HUMANOS.


Retirado a 29 de Dezembro de 2010 
http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:_X4pUb9l-TUJ:www.dhnet.org.br/direitos/textos/a_pdf/02_conceito_de_dh.ppt+difini%C3%A7%C3%A3o:direitos+humanos&hl=pt-pt&gl=pt&pid=bl&srcid=ADGEESgN-5XnEoeyvegJ9GnoCLBalgEDXEEsQY5YUhuhcYMf3DZJGvsWL5Zc2INogVUHPYg0FOA5OQ7f_YyNnRwocc1myATLMI1ZWRIg93LtzKgiAw3mdP03aKPncOLWOvYyOf8UzvWa&sig=AHIEtbSeNG3pKmqyFakH146h3zNbm5D3vQ&pli=1 

Tipos de Direitos Humanos

Direitos de Primeira Geração (Civil e políticos)
Declaração das Virgínia (Estados Unidos – 1776)
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (França – 1789).
Direitos individuais:
*Direitos de liberdade
*Igualdade
*Propriedade
*Direitos políticos (homens)





Direitos de Segunda Geração (Direitos sociais)

Século XIX até i início do Século XX
Ex.: Constituição mexicana (1917), Constituição russa (1919).
*Direitos sociais, económicos e culturais
*relações trabalhistas
*saúde, educação.


Direitos de Terceira Geração (Colectivos)

Ex.: Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU – 1948) 
Ao mesmo tempo em que nascem iguais, todas as pessoas nascem livres.
Direito à liberdade: algo inerente ao ser humano (homem condenado à liberdade).
Gozar de um direito é uma faculdade da pessoa humana, não uma obrigação.

Retirado a 29 de Dezembro de 2010
http://www.dhnet.org.br/direitos/textos/humanismo/cursoespecializacaodh.html

Quadro dos DIreitos Humanos

Ps: o quadro está incompleto, porque a meu ver, o que falta neste quadro não interessava para a nossa área.

retirado a 29 de Dezembro de 2010
http://www.dhnet.org.br/direitos/textos/humanismo/cursoespecializacaodh.html

28 de dezembro de 2010

Declaração dos Direitos Humanos

Aqui deixo o site onde ser encontram os Direitos Humanos:

http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm

Realização do Primeiro Contacto com a Instituição

1º Contacto com a instituição (Contacto telefónico)

Bom dia, somos do Agrupamento de escolas Damião de Goes do 12º ano do curso profissional de animador sociocultural. Gostaríamos de contactar a coordenadora do pré-escolar, se fosse possível.
No âmbito da disciplina de animação gostaríamos de realizar consigo uma reunião para falarmos da realização de um possível projecto na vossa escola. Acha que é possível?
Quando podemos então apontar uma data para a reunião?
Então se fosse possível pedíamos que na reunião nos disponibilizasse uma cópia da planta da escola, uma cópia do organograma da instituição e também
Está bem, fica combinado! Obrigado pela sua atenção.
Documentos que necessitamos:
*Organograma da instituição
* Planta da escola
* Caracterização da turma
* História da escola
* Parcerias

Introdução ao trabalho de grupo

Neste módulo adorei o grupo que escolhi para trabalhar. Era muito importante realizar uma boa escolha em relação aos membros do grupo. O grupo irá trabalhar neste módulo e no próximo módulo. Para membros do grupo escolhi a Joana Borges e a Patrícia Lopes, estes dois elementos são muito importantes, a meu ver, para trabalhar. É com elas que me identifico mais e assim também me pode ajudar a mim, mas também, a elas para realizarmos bons trabalhos de grupo. 
Como segundo passo para a realização deste projecto era a escolha da instituição, e para que fosse mais fácil encontramos-nos com a instituição e o grupo-alvo, escolhemos uma instituição que estivesse muito perto da nossa escola, então com estes parâmetros só existia uma: o Centro Escolar de Alenquer. 
Depois de escolhida a instituição, tivemos que realizar uma entrevista com a coordenadora do Centro Escolar e de seguida com a educadora da sala dos meninos que iremos realizar o projecto. Ao realizar esta mesma entrevista, conseguimos perceber automaticamente com que sala iríamos intervir: a sala 7 pois era a que tinha o maior número de meninos com 5 anos.