Fotografias do projecto "Na pele do Outro"

1 de outubro de 2010

O Desemprego


O desemprego ocorre quando uma pessoa está actualmente sem trabalho mas disponível e disposta a trabalhar. A prevalência de desemprego geralmente é medida, utilizando a taxa de desemprego, que é definida como a percentagem de pessoas na força de trabalho que estão desempregados. A taxa de desemprego também é utilizada em estudos económicos e índices económicos.

A economia keynesiana destaca o desemprego resultante da procura efectiva insuficiente de bens e serviços na economia (desemprego cíclico). Outros apontam para problemas estruturais e com falta de eficiência correspondente ao mercado de trabalho, desemprego estrutural envolve os desequilíbrios entre a oferta e a procura de trabalhadores com o conjunto de habilidades necessárias, às vezes induzida por tecnologias revolucionárias ou globalização.

A economia clássica visa a rejeitar estas explicações, e concentra-se mais na rigidez imposta no mercado de trabalho a partir do exterior, como a sindicalização, as leis de salário mínimo, taxas e outros regulamentos que podem alterar a contratação de trabalhadores (desemprego clássico).

A economia comportamental destaca fenómenos tais como exclusão social e salários baixos que pode levar ao desemprego. 


(retirei as ideias sobre o tema de um trabalho realizado no ano anterior)

1 comentário:

  1. Economia Keynesiana, Economia Clássica e Economia comportamental já são temas muito específicos. Este texto esta confuso e tem termos técnicos que possivelmente não domina!

    ResponderEliminar