De acordo com Manuel Francisco Costa, portador de paralisia cerebral ser diferente é: “Diferente no aspecto físico, diferente na mobilidade, diferente na expressão oral, diferente nos movimentos, diferente até na forma de viver, diferente em quase tudo.
Milhões de pessoas confundem o verdadeiro significada da palavra “diferente” e não hesitam em ligarem à palavra “deficiente”, mas, geralmente, não o fazem correctamente, como as pessoas deficientes merecem. Muitas vezes, na opinião do senso comum, deficiente é ser coitadinho, incapaz, inválido, aleijado, impotente, anjinho, e tantas outras palavras que ferem e revoltam quem é tratado com tais adjectivos! Esses, desistiram há muito da vida, talvez porque também concordarem, em parte, com os tais milhões, e deixam-se estar na caminha a ver novelas, e a comerem o pãozinho que a pensão miserável dá para comprar, é mais fácil para todos. Quantas casas portuguesas alojam uma pessoa assim? Muitas, seguramente!”
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:nveCPctv_v0J:www.pcd.pt/bibliotec/.doc/Ser%2520diferente1.doc+o+que+%C3%A9+ser+diferente&cd=2&hl=pt-pt&ct=clnk&gl=pt&client=firefox-a
Sem comentários:
Enviar um comentário