Fotografias do projecto "Na pele do Outro"

19 de fevereiro de 2011


Será que há dúvidas?

·        O que é um projecto comunitário?
- Logo no inicio o seu conceito (o projecto comunitário é algo que envolve sempre a população ou uma comunidade, no caso em questão: alunos, professores, auxiliares, amigos e familiares)
·        Que projecto foi proposto aos alunos?
- Foi proposto à turma a realização de um jogo de pista.
Porque é que este projecto é um projecto comunitário?
- Este projecto é um projecto comunitário porque envolve uma comunidade – a comunidade escolar -
·        Como vai ser preparado/dinamizado este projecto?
Este projecto vai ser dinamizado pela nossa turma, esta foi dividida em grupos de três elementos onde foram atribuídas tarefas a serem executadas.
·        Identificar o respectivo grupo e as actividades que lhe foram atribuídas.
O nosso grupo tem como tarefas a realizar:
- Traçar o percurso do jogo de pista (percurso difícil) (só devem fazer metade do percurso para o que deverão, em conjunto com o grupo 4, definir a parte correspondente a cada grupo);
- Elaborar as respectivas pistas referentes ao respectivo percurso;
- Identificar os postos de controlo (devem indicar ao grupo 6 os postos de controle e quantas pessoas são necessárias em cada um).

·        Contributo do grupo e principalmente contributo do aluno para o projecto.
O que fiz, e o que o meu grupo fez ao longo de todo o projecto foram todas as tarefas referidas anteriormente. O meu trabalho individual para este projecto foi o mesmo que as minhas colegas de grupo, porque foi tudo realizado em aula pelas três.
·        Descrição do projecto, logótipo e cartaz
No âmbito da disciplina de Área de Estudo da comunidade leccionada pela professora Margarida Ramalho, iremos realizar um projecto: Alenpapper, na Vila de Alenquer com a comunidade escolar.
A temática a trabalhar neste projecto é animação socioeducativa/projecto comunitário.
Irá ser um trabalho realizado por todos os elementos da turma, sendo estes divididos em grupos de três elementos com um cargo a desenvolver, sendo o nosso grupo constituídos pela Cátia Leal, Joana Borges e Patrícia Lopes.
Começaremos por fazer uma breve apresentação do projecto onde caracterizamos em poucas palavras o que se pretende realizar com o projecto; de seguida a descrição e fundamentação do projecto onde explicamos e fundamentamos o ponto de interesse; os objectivos do projecto que iram ser divididos em objectivos gerais e específicos que iram indicar o destino do projecto ou os efeitos que se pretendem alcançar com a sua realização; a caracterização do público-alvo onde necessariamente indicamos e caracterizamos com precisão os destinatários; as metodologias onde iremos especificar os instrumentos metodológicos que se utilizarão para realizar as diferentes actividades; a calendarização das actividades onde identificamos a duração de cada uma das actividades realizadas; as planificações das actividades do grupo, este ponto irá ser dividido em dois onde iremos introduzir a planificação do trabalho realizado pelo grupo para o Jogo de Pista e o segundo ponto irá ser da planificação do Jogo de Pista onde indicamos a sucessão de tarefas a realizar e acontecimentos que têm o propósito de transformar certos recursos nos resultados previstos; e por fim a previsão de recursos e orçamentos previstos onde este é dividido em três partes: recursos humanos, materiais e financeiros para que explique todos os materiais que iram ser necessários para a realização do projecto.



·        Apelo à participação
Espero que toda a população que visita o meu blog fique interessado e que queria vir passar um dia cheio que energia, animo, animação com o curso profissional de Animador Sociocultural do Agrupamento de Escolas Damião de Goes.

2 comentários:

  1. Esta postagem tem demasiada informação. Devia ser distribuída por diferentes posts.

    "Logo no inicio o seu conceito"??? o que quer dizer com este início de frase???

    Ao longo do texto o sujeito não é o mesmo.Por exemplo começa por falar do nosso grupo e mais à frente refere "(só devem fazer metade do percurso para o que deverão, em conjunto com o grupo 4, definir a parte correspondente a cada grupo"

    Como foi efectuado o vosso trabalho? Houve pesquisa? Houve trabalho de campo?

    O parágrafo que começa por "Começaremos por fazer uma breve apresentação do projecto onde caracterizamos em poucas palavras o que se pretende realizar..." refere-se ao trabalho escrito, certo?

    Há um titulo que refere o logótipo e cartaz mas os mesmos não estão na postagem...

    O apelo à participação devia estar logo no início e num post próprio. Assim fica muito escondido, quem vier ao blog como visitante não encontra esse apelo facilmente.

    ResponderEliminar
  2. Cátia não há uma postagem com a descrição do projecto? Quem quiser participar não sabe onde se deve inscrever nem sabe em que consiste este projecto, que actividades se vão realizar...

    ResponderEliminar